terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Cadê Você, Bernadette? Maria Semple


Cadê você, Bernadette? É um livro que não parece ser grande coisa, mas é. Abri o livro só pra dar uma olhada, ver como era, mas fui conquistada rápido pelo formato meio “dinâmico” da história e, quando vi, não conseguia mais parar: a história foi feita para ser devorada até o fim.

O livro é uma compilação de e-mails, cartas, bilhetes e outras coisas, tudo organizado pela Bee (na verdade Balakrishna, mas ela prefere Bee, por favor) numa tentativa de encontra a mãe, Bernadette Fox. Antissocial e excêntrica, Bernadette é uma personagem que engana, parecendo ser comum mas até o fim se mostrando excepcional. A história tem um humor divertido, que se mantém principalmente por causa da vizinha maluca, uma “mosca” como descreve a própria Bernadette: alguém que incomoda, mas não o bastante para se dar ao trabalho de fazer algo sobre isso. Quanto mais a história se desenrola, vemos que os personagens são mais do que parecem, e então há toda uma confusão entre seu marido Elgin Branch, o FBI, uma internação em clínica psiquiátrica e maus entendidos entre os problemas com a vizinha, e que no meio de tudo Bernadette desaparece. Confuso? Bom, para esse livro não há nada que não possa ser explicado, e até o fim sabemos exatamente o que e como tudo ocorreu, com uma boa dose de humor e surpresa. 

É um livro que surpreende pelo formato e pela direção da trama, e justamente por isso, conquista. A Bernadette e a Bee são personagens incríveis e é impossível não gostar delas. Além do que, ver como os personagens eram para se tornarem o que são é um processo incrível, e faz pensar se conhecemos realmente os motivos dos outros serem como são. É uma história muito envolvente e que te faz ler até o fim para saber como tudo se resolve e onde, afinal de contas, a Bernadette se meteu.

Um livro fácil de recomendar para todo mundo, e que dou fácil 5 de 5 estrelinhas!

Corram para ler, e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem focas!