sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Branca de Neve e o Caçador, Vários Autores

Existem vários contos de fadas recontados, dando a história uma visão diferente, e é isso ocorre nesse livro. É uma tentativa de dar uma nova visão ao conto, com uma Branca de Neve heroica, uma vilã com suas motivações e até um caçador charmoso e com sua própria triste história.
 
Ao menos é isso que promete o livro, e desde já garanto: é uma decepção. Não vale o tempo! O livro é uma adaptação do filme (não é comum, mas ocorre), e nesse caso faltou emoção na história, qualquer tipo de emoção: amor, ódio, tristeza, alegria, enfim, qualquer simpatia ou antipatia que você poderia ter com os personagens não existe. No fim eu achei os personagens fracos e falhos, uma decepção mesmo.
 
Ravenna veio ao reino com o propósito de se vingar, e ao conquistar o rei com sua beleza, eles se casam e ela logo o mata. Assim toma o poder e traz o caos para aquele povo. Mata muitos, mas poupa a vida da filha do rei, a bela garotinha Branca de Neve, mantendo-a prisioneira. Após 10 anos ela permanece presa, mas a rainha descobre que ela se tornou mais bela que ela mesma, e então decidi matá-la... e então Branca foge. Consegue entrar na floresta sombria, e depois de ser perseguida pelo caçador e pelo irmão da rainha, o caçador muda de ideia e começa a ajudá-la.
 
Muita coisa na história ficou mal feita. A história da rainha não é explicada o bastante. Branca de neve tinha que ter pelo menos enlouquecido um pouquinho em 10 anos presa em péssimas condições. O caçador tem a história explicada, mas ainda assim, falta uma emoção na história. Além disso, a história insiste que Branca é forte e aprende a lutar e... onde? O caçador só a ensina a manusear uma faquinha, coisa rápida, e sério, isso de “profecia” não ajuda, a pessoa não fica corajosa e ótima guerreira de repente só porque descobriu que ela é a única a poder salvar o reino. Não é o bastante!

Minha esperança para a história se salvar é que será uma triologia. Acho que o fim foi meio triste (mas só acho, como disse, não consegui sentir nada), e imagino que deve acontecer algo para mudar um pouco isso. De todo modo, não vou continuar lendo, só cheguei ao fim porque a leitura correu rápido e terminei em uma tarde.
Achei a história tão ruim, tão chata, que dei uma estrela no skoob só porque se eu não desse nenhuma não contaria como avaliação. Mas aqui, dou meia!
Autores: Lily Blake, Evan Daugherty, John Lee Hancock, Hossein Amini.

Sobre o filme: É melhor que o livro, e tem um ótimo trabalho nos efeitos visuais. Mas ainda assim não consegui gostar muito, apenas gostei mais que o livro. E achei bem sugestivo que para uma história tão sem emoção tenha sido escolhida a Kristen Stewart para o papel de Branca de Neve...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem focas!