quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

O orfanato da Srta. Peregrine, Ranson Riggs

Não tem coisa melhor do que achar um presente que é parece ter sido feito especialmente para a pessoa que vai receber. Foi assim que eu descobri o Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares. Achei a cara de uma amiga que gosta muito de vários assuntos que estão presentes no livro: orfanatos, crianças, segunda guerra mundial, fantasia, e um pouco do que me pareceu ser terror (nessa parte eu me enganei um pouco). Seis meses depois de ter descoberto o livro eu finalmente o comprei pra dar de aniversário pra essa amiga. E, óbvio, peguei emprestado pra ler também depois que ela acabou.

Fiquei um pouco entediada no começo, onde a história fala sobre um garoto que desde criança ouve muitas histórias fantásticas do avô mas muitas vezes duvida da veracidade dessas. Mas as coisas começam a pegar um ritmo bom assim que o avô morre (acho que isso não é spoiler, é? Ok, se for, me desculpem) e o deixa com mais dúvidas sobre seu passado do que nunca. Pra tentar matar a curiosidade ele resolve embarcar numa viagem até o orfanato em que seu avô passou vários anos da vida, em uma ilha distante. Aí que começa a entrar os elementos fantásticos da história. As crianças, como o próprio título diz, não são normais e escondem vários segredos. A diretora me lembrou Minerva McGonagall de Harry Potter mas eu nem sei o porquê. Em vários momentos eu senti raiva dela e muita pena das crianças. Os habitantes da ilha também possuem segredos, especialmente um especialista em pássaros misterioso que aparece por lá. 

Sobre o protagonista eu acabei de perceber que não tenho muita coisa pra falar. Acho que ele não tem uma personalidade muito marcante, nem nada de especial, mas pra falar a verdade isso não prejudicou muito o livro porque a história em si já é muito interessante. O que também contribui para isso são as várias fotos espalhadas pelas paginas, mostrando as crianças e seus dons, documentos, cartas...


O final me deixou muito frustrada. É como se ele nao tivesse acabado e na verdade deixasse uma brecha pra um volume dois (o que não tem indícios de ser verdade). Tem gente que gosta desse tipo de final, mas eu não sou muito fã.
3.5 de 5 estrelinhas (sim, eu dou estrelas pela metade).

Ele não foi exatamente o que eu esperava, o que de certa forma foi bom. :)



[Antes de publicar Lais me disse que viu noticias de que sim, iria ter um segundo livro. E além disso também terá um filme! Bem mais feliz agora :D]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem focas!